Leonardo Magalhães || Portfolio

Blog

Aprenda a criar um chatbot no Facebook Messenger

Aprenda a criar um chatbot no Facebook Messenger

Aprenda a criar um chatbot no Facebook Messenger



A integração entre o Messenger com os diversos Chatbots existentes representa mais um passo na otimização da gestão de suas redes sociais. Um robô de conversação, é capaz de simular diálogos com seus clientes por meio de uma série de comando pré-definidos, contribuindo para uma experiência do usuário e trazendo soluções cada vez mais imediatas para os problemas.

O próprio Facebook disponibiliza a documentação completa sobre isso, mas vou mostrar como customizar por meio do ChatFuel, um serviço gratuito e de fácil acesso.

- Primeiro, acesse chatfuel.com
- Clique em no botão central de registro escrito "Get Started for Free". Você será redirecionado para o Facebook.

- Na página seguinte forneçar a permissão de acesso à sua página do Facebook. Clique no botão vermelho “Give Permissions”.

- Você será levado à página inicial do Chatbot. Aqui é possível ver o tutorial oferecido pela própria plataforma.

- No menu na esquerda, selecione a primeira opção, “Build” e, em seguida, selecione “Welcome Message” no centro.

- Nesse centro você poderá customizar a mensagem de entrada para a comunicação com sua página. Substitua o texto que aparece na área direita por algo gentil e relacionado com o clima e personalidade de sua página. Em seguida, No menu da esquerda clique em "Add Block" para adicionar uma resposta sempre que alguem clicar em alguma pergunta sua. Logo após clique no botão inferior “+ Add Button” para adicionar opções de clique. Selecione "Blocks" para adicionar a resposta que você acabou de criar.

- Clicando no primeiro bloco criado, você terá a opção de customizar agora toda a linha de atendimento. Para isso, clique em “Add card” no centro. Ali existem as opções de galeria, texto, imagem, resposta rápida e plugin. Para customizar um Chatbot simples, você pode focar no "Text Card" por enquanto.

- Assim que terminar sua primeira configuração, clique no botão “Test Chatbot” no canto superior direito.

Automaticamente ele estará disponível na sua FanPage! Dedique um tempo para explorar ainda mais as possibilidades do Chatbot e, quem sabe, até integrá-lo com plug-ins feitos sob medida para seu negócio.

Voltar para o blog