Criatividade S.A.: Presidente da Pixar revela as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa :: Leonardo Magalhães | Desenvolvedor Web, Programador PHP e WordPress

Criatividade S.A.: Presidente da Pixar revela as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa

Livros 16-10-2018 124

Voltar para o blog

Criatividade S.A.: Presidente da Pixar revela as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa


Dê uma boa ideia para uma equipe medíocre e eles irão estragar tudo. Mas dê uma ideia medíocre para uma equipe brilhante e eles irão consertá-la ou jogá-la fora e propor algo melhor.

Misto de biografia e lições de empreendedorismo, a obra se diferencia dos demais livros de negócios por ser ligado à empresas que dependem da criatividade para se manter. Escrito em parceria com a jornalista Amy Wallace, Ed Catmull expõe sua história de forma honesta e comenta sobre as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa.

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Mostros S.A ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986, Dos encontros da equipe ás sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.Com 13 bem-sucedidos filmes no currículo e 30 prêmios de animação em 20 anos de uma história de sucesso, a Pixar pode ser considerada um exemplo prático de criatividade em estado bruto. No livro, Catmull mostra que o ingrediente essencial para uma história bem-sucedida é uma ambiente empresarial que estimula a ousadia e renegra a convenção. E não se furta de passar a limpo, passo a passo, o histórico de sucesso que ajudou a construir.

O livro fala sobre gestão, cultura organizacional, avaliação de risco, entrega de resultados e paixão . Por alguns capítulos pude me imaginar trabalhando nos studios, desenvolvendo enredos, roteiros, desenhos, ou me preocupei em como resolver problemas junto ao Banco de Cérebros formado por alguns colaboradores. A leitura te envolve do começo ao fim.

Focado, ciente, e fiel as suas crenças, Ed foi um dos precursores da animação gráfica, e foi através de sua visão e paixão que esse ramo se tornou o sucesso que é hoje. Sabemos que a visão não vem do nada, ela precisa estar ligada aos nossos valores, ao nosso propósito de vida. Você precisa acreditar nela com todas as suas forças, se não não funciona. E o Ed, desde os 12 anos de idade, quando assistia ao programa em que o Walt Disney apresentava sobre animação, se encantou e desenvolveu ao longos dos anos subsequentes aquela que seria sua paixão.

Além da visão, o livro nos convida a viajar por uma cultura organizacional desde sua concepção até a fase de maturação. O processo de criação da identidade da empresa é tão claro que você se permite participar dos debates e reflexões, como se de fato estivesse presente naquelas situações.

Com o uso de exemplos reais da Pixar e também de casos pessoais e pontuais, Ed Catmull esbanja dinâmica na forma como compartilha suas descobertas para, assim como ele já havia feito antes, fazer com que outras pessoas se beneficiem de sua história e evoluam com ela.

Voltar para o blog