O Poder do Feedback :: Leonardo Magalhães | Desenvolvedor Web, Programador PHP e WordPress

O Poder do Feedback

Inspiração 18-10-2018 243

Voltar para o blog

O Poder do Feedback


Para mim feedback é um presente que damos e recebemos das pessoas e, poder contar com esta retorno é essencial para nosso crescimento em todas as dimensões. Por isso, quero começar este artigo, te perguntando não quando foi à última, mas sim a primeira vez que recebeu um feedback?

O termo em Inglês “Feedback” significa realimentação ou mecanismo de revisão e é utilizado nas relações humanas para definir um processo muito importante ao se tratar de vida em grupo. Infelizmente não temos costume de dar e receber feedback, desta maneira, são raras as chances de sabermos se estamos ou não indo bem nas atividades que desempenhamos.

Todo feedback produz retornos e consequências. Desses resultados, podemos tirar a importância de sua aplicação. O retorno diz respeito aos reflexos do aprendizado que essa ferramenta proporciona à consciência do funcionário. Ele saberá exatamente quais pontos precisa mudar e quais precisam de melhorias. Já a consequência, está ligada à motivação do colaborador em desempenhar um bom trabalho a partir da crítica construtiva que recebeu, porque se sentirá reconhecido pelo que faz.

As pessoas precisam saber que estão evoluindo rumo aos objetivos traçados pela empresa ou que precisam melhorar e como melhorar. A motivação para executar a tarefa aumenta quando se perseguem objetivos desafiadores e quando se recebe feedback sobre o andamento.

Objetivos sem feedback ou feedback sem objetivos produzem pouco efeito sobre a disposição das pessoas para dar o “algo mais” ou motivação às tarefas.

Bons profissionais estão sempre presentes e preocupadas com o desenvolvimento das pessoas ao seu redor, mantendo uma relação estreita com estas. Esse profissional aponta os erros e acertos e, principalmente, auxilia a sua equipe a investir nas melhorias necessárias, reconhecendo o trabalho dela. Como consequência, obtém motivação, aumento de produtividade, bem como mais resultados para a empresa.

Além disso, dar feedback também fará com que o profissional sinta que pertence a um ambiente seguro e de crescimento, onde é recompensado pelas suas ações e usufrui de evolução constante. Ele se sentirá mais orgulhoso de fazer parte desse time. A empresa, por sua vez, diminuirá a rotatividade e contará com uma equipe unida.

Feedback é um produto quase em extinção no mercado, privilégio de poucos e desejo de muitos. Não se compra, se aprende. Não se estoca e nem se guarda, ao contrário, deve-se cuidar para não perder o momento correto de fornecê-lo senão vence o prazo de validade, tornando-se nesse caso um produto indigesto ou insípido.

Voltar para o blog